Dia Mundial da Diabetes
Sabias que a diabetes é uma condição crónica, que está a aumentar a um ritmo galopante, atingindo atualmente cerca de 10% da população mundial?
A diabetes afeta o sistema metabólico de forma grave, estando intimamente associada a problemas cardiovasculares, hipertensão, síndrome metabólica, obesidade e resistência à insulina.
O organismo acaba por se revelar incapaz de produzir insulina em quantidade suficiente, o que origina uma subida ainda maior dos níveis de glicemia.
A insulina é uma hormona fundamental que, de entre várias funções, é responsável por regular o nível de glicose no sangue e fornecer energia ao organismo.
Esta condição subdivide-se na diabetes tipo 1 e tipo 2.
Na diabetes tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, sendo necessário recorrer à insulinoterapia. Ela é considerada uma doença auto imune e está atribuída fundamentalmente, a antecedentes familiares, representando apenas cerca de 5-10% do total das diabetes.
Já na diabetes tipo 2, a insulina é produzida, mas não de forma suficiente. Esta diabetes, ao invés da primeira, é provocada essencialmente por estilos de vida, nomeadamente, a má alimentação e sedentarismo. Apesar de uma boa dieta aliada ao exercício físico, serem comprovadamente essenciais no combate à diabetes, a medicação continua a ser muito usada, levando a possíveis efeitos secundários como hipoglicemia, anemia perniciosa, aumento de peso, comprometimento das funções hepática e renal, assim como problemas digestivos.
A boa notícia é que podemos inverter esta tendência com relativa facilidade. Reduzir o consumo de hidratos de carbono (especialmente os de elevado nível glicémico), aumentar os níveis de exercício, gerir o stress e o cortisol em excesso do dia a dia, são pilares na caminhada contra a diabetes.
Suplementos como o crómio, magnésio, n-acetyl L carnitina e ácido alfa lipóico são também importantes.
Porque não começar pelo caminho certo, introduzindo bons hábitos alimentares, atividade física e suplementação, evitando, ao máximo, o nosso inimigo público número um, o açúcar?
João Veiga, 4º ano Naturopatia
Tag:diabetes