fbpx

Dia do Arando

O arando é uma fruta em forma de baga vermelha de sabor doce com propriedades terapêuticas. O Arando vermelho (Vaccinium macrocarpon L.) é composto por fitoquímicos como os polifenóis, antocianinas e proantocianidinas com ação antioxidante, protetora da função cardiovascular, anticancerígena, antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, e é ainda rico em vitamina C, E e A.

Os índios americanos foram os primeiros a utilizá-lo no tratamento de patologias do sistema circulatório, problemas de estômago e perda de apetite. Atualmente, o grande interesse prende-se com as suas propriedades antioxidantes e protetoras do trato urinário. Pode ser utilizado na sua forma natural, em cápsulas e xaropes.

Protetor urinário: Os frutos do arando vermelho dificultam a adesão de várias bactérias – E.coli, Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas – às células do trato urinário, ou seja, têm uma ação protetora em relação às infeções urinárias. Deste modo, o arando vermelho ajuda a prevenir a infeção urinária e o mal-estar associado (ardor ao urinar, dores abdominais e a constante necessidade de ir á casa de banho). Estimula ainda o sistema imunitário ao combater estas bactérias.

Exemplos de como usufruir das propriedades terapêuticas do arando: Sumo concentrado natural de arando: cerca de 2 colheres de sopa ao pequeno-almoço diluídas num copo de água, bebendo cerca de 2 litros de água por dia durante o período da infeção. Comprimidos de arando (fitoterapia).

Ação protetora nas úlceras: As proantocianidinas do arando vermelho têm também uma ação protetora em relação às bactérias da boca, prevenindo as cáries. Atuam ainda sobre a proliferação da Helicobacter pylori, uma bactéria relacionada com o aparecimento de úlceras gástricas e cancro do estômago. Pode ser utilizado para eliminar a infeção de H.pylori no estômago juntamente com o alcaçuz.

Ação anticancerígena: As proantocianidinas, os flavonóides e os carotenos do arando vermelho são excelentes antioxidantes, sendo o seu sumo, uma boa alternativa para combater o efeito do envelhecimento celular e para proteger a saúde em geral. Algumas evidências têm vindo a mostrar o seu potencial papel na prevenção de vários tipos de cancro, como o da mama, do cólon, próstata e pulmões, bem como um forte aliado no combate ao HPV.

Receita de Sumo preventivo: Bagas de arando congeladas; Bagas de mirtilo e/ou framboesas. Triturar tudo com água e 2 tâmaras; Coar e beber pela manhã em jejum.

Protetora do sistema cardiovascular: É capaz de diminuir o stress oxidativo devido ao seu teor de antioxidantes e ao seu efeito anti-inflamatório, o que diminui o risco de aterosclerose e de outras doenças cardiovasculares.

Sónia Alves, 3º Ano, Naturopatia