fbpx

Imunidade, como fortalecer este sistema?

O mês de novembro é a época do ano em que devemos começar a preparar-nos para a chegada do inverno.  E para que possamos aproveitar essa estação do ano com o máximo de desempenho possível, é muito importante que estejamos com a imunidade do nosso corpo fortalecido. Uma vez que nessa época a tendência é de um aumento na incidência de algumas infecções como a gripe, causada pelo vírus influenza.

O sistema imunitário é o segundo mais complexo do nosso corpo perdendo somente para o sistema nervoso.  E para que tal sistema tenha seu máximo desempenho devemos fornecer algumas matérias primas bem como adotar hábitos que ajudem no funcionamento desta incrível estrutura garantindo assim que possa executar todas as suas funções.

Em relação aos hábitos que podemos adotar para melhorar o desempenho do sistema imune aqui vai uma pequena lista:

  1. Dormir de 7 a 8 horas por dia, e antes das 23h.  – O sono profundo é muito importante para a regeneração do corpo como um todo, e como não poderia deixar de ser, o mesmo vale ao sistema imune. Por exemplo: ao dormimos profundamente baixamos os níveis de stress no corpo o que resulta por um melhor funcionamento do sistema imune.
  2. Tomar sol no período entre as 10h e as 16h: Para gerar a formação de vitamina D3 no organismo, que fortalece sistema imune, e muscular do corpo.
  3. Gerenciar stress- pratique algo que lhe da sensação de relaxamento, musica? Meditar? Ler um romance? Aqui é você quem decide.
  4. Praticar exercício físico com moderação – É muito intuitivo entender que o exercício físico faz bem a saúde, ele regula o metabolismo, e ajuda o seu intestino a trabalhar corretamente, hoje em dia já se sabe que os intestinos tem uma forte importância no sistema imune, uma vez que é por ele que entram a maioria das substancias em nosso organismo. É bom lembrar também que o treino excessivo gera o enfraquecimento do sistema imune.
  5. Evitar o consumo de drogas como álcool e tabaco – Este tipo de droga, atinge nosso organismo em vários níveis, sistema nervoso central (cérebro), o fígado, o coração, sistema digestivo, mucosas, dentre outros. Esse forte impacto geral no metabolismo, de vários sistemas interdependentes do corpo, afetam também o sistema imune.
  6. Alimentação variada e saudável – Um dos fatores mais importantes para garantir uma boa defesa imunitária é alimentar-se bem (matérias primas), aqui antes de mais nada deve-se retirar alguns alimentos, como alimentos processados, carboidratos refinados, açúcar, transgênicos e produtos cultivados com o uso de agrotóxicos. A entrada de uma alimentação variada de muitas verduras e legumes, bem como alimentos biológicos, na rotina, é imprescindível para o fortalecimento do sistema imune. Ainda falando de matérias primas existem alguns nutrientes essenciais que podemos focar para o bom funcionamento das células do sistema imune. A Seguir listamos alguns destes nutrientes e onde podem ser encontrados.

Selénio: castanha do para sementes de girassol, couves, gema de ovo, arroz, alho, etc.

Ómega 3: sementes de chia, linhaça, nozes, azeite de oliva, peixes gordos como salmão atum arenque, mas aconselhamos a focar nos pequenos como a sardinha por exemplo.

Zinco: castanha do para semente de abobora, noz peca, castanha de caju, amêndoa, carne bovina, ostras cruas.

Vitamina C: kiwi, laranja (fruto e não o sumo), limão, tangerina, abacaxi, melão, brócolos, tomate, melancia, dentre outros.

Vitamina E: semente girassol, avela, amêndoas, pistache e manga, azeite de oliva.

Vitamina A: Tomate, abacate, beterraba cozida, cenoura, fígado de vaca, óleo de fígado de bacalhau, ameixa, pimento, mariscos no vapor, batata-doce, ovo cozido dentre outros.

E por ultimo, mas não menos importante, devemos introduzir alimentos prébioticos e probióticos.

Prebióticos: contem fibras que vao alimentar as bactérias “boas” do nosso intestino que ajudam a regular nosso sistema imune. São eles , legumes, frutas, cebola, alho francês.

Probióticos: São alimentos fermentados, os quais através desta fermentação possuem colônias de bactérias boas, para o bom funcionamento dos intestinos, como o: kombucha, kefir, Kimchi, chucrute.

Se seguir todas estas dicas com certeza poderá aproveitar o inverno sem se preocupar com ficar doente.

Rodrigo Canelas, 3º Ano, Naturopatia