COMUNICADO IPN AOS SEUS COLABORADORES, PROFESSORES E ALUNOS
À Comunidade IPN
Esperamos que, dentro do possível, estejam a superar, dia a dia, com sucesso este desafio que agora estamos a passar.
Temos consciência que esta situação, que agora atravessamos, em muito ultrapassa a normal capacidade de qualquer estrutura se adaptar às exigências, exigindo, a cada segundo, novas decisões e outras opções. O IPN, ao longo destes 21 anos, tem superado muitas situações difíceis, revelando muito resiliência e capacidade de tomar medidas adequadas a todos os desafios que se foram colocando.
A Direção, o Secretariado e todos os Professores têm estado empenhados, 24 horas sobre 24 horas, a tentar que a perturbação provocada pela pandemia tenha o mínimo de impacto no normal funcionamento de toda esta estrutura: as aulas foram imediatamente adaptadas, todos os departamentos do IPN estão a funcionar e assim continuarão (até sermos impedidos), de forma a que os nossos alunos possam receber a sua formação adaptada às circunstâncias.
A formação do IPN está a funcionar de acordo com esta nova realidade, que será muito limitada no tempo, fazendo os ajustes pedagógicos e logísticos de forma a que, por algum tempo, continuamos a trabalhar, sem percalços desnecessários .
Isso vai permitir que possamos corrigir, muito rapidamente, algumas incapacidades temporárias:
– foi nossa preocupação avançar, de imediato com as aulas teóricas:
– está previsto avançar com as aulas práticas em julho e setembro, se não puder ser antes, de forma a que tudo esteja concluído até 30 de setembro 2020 ;
– garantir o cumprimento normal das obrigações pedagógicas e administrativas;
– todas as nossas decisões terão em conta a menor perturbação possível de tudo o que está programado;
– as avaliações de conhecimentos devem ser feitas de forma adaptada. As que não puderem ocorrer, serão feitas em julho ou setembro, se não for antes;
– mantêm-se o cronograma letivo e administrativo de pagamentos, como está previsto, salvo algum ajustamento pontual. Relembramos que a formação está planificada e vai ser cumprida, como foi planeada, mas ajustada às diretivas governamentais .
O sucesso de tudo que está a ser implementado, laboriosamente organizado pelas Direções e Secretariado e apoiado por Professores, num total de mais de 60 pessoas, vai depender, em muito, do empenho, da dedicação, da capacidade de luta e determinação de cada um dos nossos 400 alunos.
Neste momento, toda a estrutura do IPN está preparada para fazer face a esta situação, devendo manter-se tudo o que for possível funcionar, mas devidamente adaptado. As decisões estão a ser tomadas, de forma atenta e eficaz, segundo a segundo e sempre no intuito de dar resposta às necessidades que nos são apresentadas. Nunca fomos autistas e estamos muito conscientes das nossas dificuldades. Mas, também, sabemos que o sucesso só vai ser possível com o esforço de cerca de 500 pessoas que são todas aquelas que fazem parte da estrutura do IPN.
Pedimos a todos os alunos, professores e colaboradores para cumprir com as suas normais tarefas, quer pedagógicas, quer administrativas, para que possamos concluir a formação com sucesso, dentro do presente ano letivo, que termina em 30 setembro 2020. A 1 de outubro de 2020 está planeado o início do novo ano letivo, que está já ser preparado.
Estamos conscientes que o sucesso desta etapa vai depender de que cada um cumpra com as suas obrigações: o incumprimento de uns vai determinar o insucesso dos outros. Ao IPN caberá tomar as decisões adequadas e ponderadas que garantam a equidade de cada situação.
A Direção do IPN estará pronta para as tomar.
Um bom trabalho, muito empenho e muita coragem para atravessar este mau momento-
Cuidem-se e cuidem os outros, que muito vão precisar
A Direção do IPN – 26 março 2020 Maria Manuela Nunes da Costa Maia da Silva