fbpx

A importância do Desporto

Sun Si Miao (581–682), um médico das dinastias Sun e Tang viveu até aos 101 anos de idade graças a duas coisas que ele referia serem os dois pilares de uma saúde perfeita: alimentação e exercício. O desporto, é hoje ainda mais importante na saúde, se tivermos em conta que o ser humano faz menos exercício do que antigamente,  come alimentos/produtos alimentares muito mais adulterados e vive num mundo de tensão constante.

Dentro do desporto temos modalidades para todos os gostos e idades, trabalhando o corpo e a saúde de diferentes formas: umas incidem mais na parte cardiovascular, outras na força, outras na elasticidade, outras na resistência, etc. A Medicina Tradicional Chinesa inclui ainda outra abordagem: a influência na nossa Energia (Qi). O Tai Ji Quan e o Qi Gong são duas modalidades que fazem parte dos ramos da MTC. Elas incluem-se nas chamadas Artes Internas (Nei Jia) e o seu objetivo é manipular a Energia, tal como o fazem a acupuntura ou a fitoterapia.

Acima de tudo é importante experimentar e sentir cada atividade para podermos escolher a que melhor se adapta aos nossos gostos. E este é um fator crucial – o prazer de fazer desporto. Quando há prazer há sempre uma desculpa para deixar tudo para trás ir treinar. E com o passar dos anos, corpo e espírito agradecem.

Lio Monk